Vacinas: mitos, verdades e dúvidas

A vacinação condiz bem com o famoso ditado popular “melhor prevenir do que remediar”. Um dos principais fatores relacionados ao aumento da expectativa e qualidade de vida, as vacinas são um marco da vida em sociedade, responsável pela erradicação e prevenção de diversas doenças.

Por exemplo, poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche. Esses são alguns nomes de doenças comuns no passado, hoje com raros casos de ocorrência.

O Brasil tem motivos para comemorar. O país possui um serviço de vacinação eficiente, quando comparado com outras nacionalidades. Dados do Ministério da Saúde indicam 300 milhões de doses de vacinas incluídas no Calendário Nacional de Vacinação.

O objetivo é o mesmo. Ou seja, evitar que doenças já erradicadas no país voltem a afligir a saúde da população.

Mas mesmo com tantos benefícios, elas já foram alvo de suspeitas e/ou recusas. Por isso, é importante entender mais sobre o assunto, evitando que informações equivocadas impeçam o bom uso da vacinação.

Como funciona a vacinação

A função da vacina é, basicamente, ativar o sistema imunológico. Elas são versões atenuadas ou inativas dos vírus ou bactérias causadores de doenças. Ou seja, não são, como muitos pensam, substâncias que curam ou diminuem os sintomas. Desse modo, ela dá ao organismo a possibilidade de reconhecer e combater o vírus ou bactéria no caso de uma futura infecção.

Mas fique tranquilo! Elas não têm o potencial de efetivamente causar a doença em uma pessoa. As vacinas estimulam o corpo a reagir, fabricando anticorpos para combater o agente infectante. Com isso, se algum dia esse corpo entrar em contato com alguma contaminação, estará preparado para combater a doença, antes que ela o atinja.

Calendário de vacinação

Se você pensa que a vacinação é só para crianças, está enganado. O calendário de vacinação contempla também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.

No geral, há hoje 19 vacinas para o combate de mais de 20 doenças. A proteção começa com os recém-nascidos e se estende por toda a vida. Então, a dica é verificar o cartão de vacinação com frequência, para saber se ele está em dia. Lembrando que algumas doses devem ser repetidas de tempos em tempos.

Como me vacinar?

Toda a população pode se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), gratuitamente. Sendo assim, basta levar ao posto de saúde o cartão de vacinação.

Mas se você é mais um daqueles que perdeu o cartão, a orientação é ir até o local onde recebeu as vacinas e solicitar a segunda via do histórico de vacinação.

O cartão de vacinas é considerado um documento individual. Ou seja, deve ser guardado com cuidado, pois funciona como um comprovante.

Vacinas pode causar algum sintoma ou reação?

Você já deve ter ouvido alguém falar que teve um mal-estar, sintoma ou reação no dia em que tomou a vacina. Apesar desses casos serem pontuais, eles não significam que a vacina faz mal. Essas ocorrências são sinais de que o organismo reagiu ao agente estranho causador da doença. Por isso, é possível o surgimento de alguns sintomas, como febre, por exemplo.

Os riscos de uma vacina causar uma enfermidade são baixíssimos. Ainda assim, alguns grupos de pessoas precisam de atenção redobrada e de orientação médica na hora da vacinação: bebês até os seis meses, gestantes, idosos, diabéticos e portadores de doenças ou problemas genéticos que reduzem a imunidade. 

Portanto, esses grupos devem tomar cuidados específicos na hora de procurar pela vacinação.

Vacinas da gripe

Você já deve ter percebido que todo ano acontece uma campanha de vacinação contra a gripe. Mas não pense que por ter tomado a dose em um dos anos, estará imune nos demais. No caso da gripe, existem três grupos de influenzas: A, B e C. Em cada um deles, há subgrupos associados aos agentes infecciosos. Por exemplo, o H1N1, popularmente conhecido como vírus da gripe suína.

Anualmente o governo monitora quais os vírus mais comuns, com maior probabilidade de causar uma epidemia. Assim, as vacinas de cada campanha são produzidas com base nesses dados e, geralmente, distribuídas no inverno, período em que os índices dessa doença aumentam.

Cartão de vantagens farmácia em JF

Entendeu porque as vacinas são importantes? Corre lá e veja se o seu cartão de vacinação está atualizado. As farmácias Droga+Mais possuem o serviço de aplicação de injetáveis. Precisando, converse com os nossos farmacêuticos. Então confira a unidade mais próxima de você. Saúde e prevenção vêm em primeiro lugar!

Deixe um comentário